Hoje, é notável como as empresas (empresários) vem se esforçando para ganhar autoridade de sua marca no mercado e como estão preocupadas (o) em divulgá-la no universo digital.
A pergunta é simples: Por onde começar e o que devo fazer?
Então vamos lá! O objetivo do nosso conteúdo é passar para você simples passos e orientações de como trabalhar com esse universo digital da maneira mais simples o possível.
1º: IDENTIFICAR SEU CLIENTE:
A identificação do seu público alvo é o primeiro ponto.
Faça um pesquisa e verifique os canais que eles mais tem costume de utilizar.
Veja como é a frequência de atividade deles nesses canais e se são adeptos a internet e meios online.
Identifique os assuntos de interesse que podem chamar sua atenção.
2º: PLANEJAMENTO:
Marketing Digital não é como receita de bolo, então organize-se e pense!
Defina suas ações e conteúdos antecipadamente e crie um cronograma.
Tenho uma equipe estruturada com profissionais capacitados para iniciar? Ou uma agência seria mais viável?
3º: SITE:
Esse é o seu endereço digital. O ponto de partida ideal para divulgar seu produto/serviço.
O site é totalmente personalizado a sua marca e você tem total controle sobre ele.
As lojas virtuais vem a cada dia ganhando mais autoridade e conquistando o gosto do público para compras e prestações de serviço.
É através do seu site que as pessoas vão encontrar sua empresa nos mecanismos de busca como o Google quando pesquisarem por produtos/serviços que você oferece.
Você pode solucionar as dores e desejos dos seus consumidores escrevendo conteúdos em um blog. É uma excelente estratégia para atrair visitantes e influenciá-los a fazer negócio com sua empresa.
Para isso além de um site elegante, precisamos pensar na experiência do usuário ao acessar seu site e realizar as técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO).
Seja persuasivo e faça diferente dos seus concorrentes.
4º: NEWSLETTER:
O e-mail marketing é uma ótima opção para panfleto virtual.
-O cadastro do seu cliente sempre terá um e-mail para contato, então aproveite a oportunidade para divulgar seu produto/serviço.
E não se esqueça dos e-mails de datas comemorativas e avisos (Natal, Ano Novo, Recessos, Agradecimentos, dentre outros). Isso faz o cliente se sentir mais acolhido pela empresa.
5º: MÍDIAS SOCIAIS:
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, enfim… São os principais canais para atrair, engajar e fidelizar seu cliente.
Organize suas estratégias de postagens e faça testes. São vários pontos que podem e devem ser analisados em conjunto.
Invista em posts patrocinados, o alcance e engajamento das publicações serão maiores e podem gerar melhores resultados.
Conclusão
Como falamos no início, não existe receita de bolo. Os canais digitais permite realizar testes e medir os resultados de formas simples.
Desta forma sua estratégia pode ser ajustada levando em consideração as ações que você obtém mais resultados.
Está pensando em começar o marketing da sua empresa ou quer otimizar os conteúdos que você já vem trabalhando.