As redes sociais se tornaram ambientes tão importantes para o nosso dia a dia, em cidades grandes já não se bate papo no portão, e na maior parte dos condomínios as comunicações costumam acontecer nas redes sociais, nos grupos através de mensagens.
As interações entre as pessoas estão se modificando a cada dia, assim como o modo de consumir, se eu quero perguntar para a minha prima que mora em outro estado, por exemplo, o que ela acha de uma certa marca de produto ela vai poder me dar a resposta na hora.
Entretanto, também existem as possibilidades de pesquisar nos stories o que os consumidores desta marca estão falando de seus produtos, tudo isso faz com que as redes sociais sejam excelentes ferramentas promocionais de vendas.
Atendimento personalizado
Hoje não importa se o negócio é físico ou totalmente digital, estar presente nas redes sociais já não é uma escolha para as empresas que querem progredir e se manter em seu nicho de mercado.
Existem muitas dicas para aumentar as vendas, entretanto, tudo gira em torno do cliente, por isso para vender mais pelas redes sociais, sua empresa primeiro deve criar condições para que o atendimento a esses clientes aconteça de forma espontânea e assertiva.
E é exatamente isto que uma ferramenta CRM faz, organiza o atendimento para que seu negócio cresça, analise e armazena os dados das conversas, transformando todos os atendimentos em oportunidades de vendas.
Pois, seu negócio vai precisar dar conta de processar as informações sobre e para os clientes, porque quando a sua empresa começar a usar as redes sociais para divulgar seus produtos, vai ter um enorme fluxo de dados, mensagens, interações que vão precisar ser alimentadas.
Esse atendimento vai ser contínuo, sem interrupções, tudo porque seu negócio ao se posicionar nas redes vai estar em grandes vitrines promocionais, e seus futuros clientes certamente vão acompanhar tudo que sua empresa faz ou não faz.
Por isso, promover um atendimento personalizado com conteúdo que mostre o potencial que seu produto ou serviço tem para oferecer aos leads é a melhor dica para vender mais.
Podem ser dicas, informações ou esclarecimentos, promoções, brindes, tem uma infinidade de conteúdos que vão agregar valor ao seu produto e captar clientes para o seu negócio.
Mas, lembre-se não basta captar clientes é preciso mantê-los, a fidelização do cliente é um processo que precisa de alimentação e cuidado com o retorno das mensagens em tempo real ao cliente, e para que isso aconteça com toda a segurança necessária seu negócio certamente vai precisar de uma ótima ferramenta CRM.
Conteúdo direcionado ao cliente
Mas como aumentar as vendas através das redes sociais? A arte de vender por meio das redes sociais é chamada de estratégia Social Selling, nela sua empresa nutre os clientes de informações sobre seus produtos ou serviços, mantendo um relacionamento estável e duradouro com seu público-alvo.
Dicas de como aumentar as vendas com o Social Selling:
- Patrocine seus conteúdos – isso ajuda sua empresa na prospecção de novos consumidores para o seu produto ou serviço, e sim pode e deve ser feito através das redes sociais. Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas é por meio de parcerias com influenciadores digitais.
- Aumente o tráfego para o seu site – através das redes sociais você pode compartilhar publicações com informações para atrair seu público-alvo, pois um tráfego maior de pessoas em seu site vai gerar mais vendas, ele também potencializa o seu posicionamento orgânico nos buscadores de pesquisa, lembre-se da regra mais antiga do marketing, “QUANTO MAIS SE OFERECE MAIS SE VENDE”, e modernize para quanto mais os leads visualizam mais eu vendo.
- Construa o perfil da sua marca – mostra autoridade, publique conteúdo mostrando que seu produto ou serviço é o melhor que existe no mercado, informe seus futuros clientes por meio de vídeos no YouTube, artigos em blogs, stories no Instagram, segmente anúncios no Facebook e no Linkedin, entre muitas outras ações em outras redes.
- Analise o retorno do seu investimento – através das redes sociais é possível mensurar campanhas de marketing, pois os aplicativos de mensagens têm seus próprios painéis de análise, o que ajuda a conhecer quem são as suas personas, e quais campanhas estão dando certo.
Uma metodologia Social Selling associada a um atendimento personalizado gerenciado por uma ferramenta CRM vai pôr sua loja em condições de usar as redes sociais para aumentar as vendas exponencialmente.
Marketing personalizado
Como você pode notar, as redes sociais podem aumentar as vendas do seu negócio porque são as vitrines promocionais da internet que não fecham nunca, estão lá 24 horas exibindo seus produtos ou serviços, tudo vai depender de como seu negócio se mostra nestas redes.
O foco do marketing de maneira geral sempre foi e é atingir o público e vender mais, antigamente se fazia isto através de outdoor, propaganda em jornais, revistas, comerciais de tv, ainda hoje, todas essas estratégias são bem-vindas.
Entretanto existem novas possibilidades para o marketing que envolvam novos jeitos de oferecer produtos, através de segmentação orgânica, com menos custos, e que lidam melhor com o novo tipo de mercado que se formou na era digital, o mercado virtual da internet e suas tecnologias.
Para aumentar as vendas através das redes sociais, hoje, devido aos novos tipos de comunicação e consumo, foi desenvolvido um novo tipo de marketing que é mais voltado para as estratégias digitais, o trade marketing.
O foco no Trade Marketing está direcionado para a produção de conteúdo digital personalizado que possa contribuir para a fidelização e prospecção de clientes para o seu negócio, ele é a complementação da estratégia Social Selling.
As estratégias usadas pelo Trade Marketing vão posicionar seu negócio nos canais digitais, envolver seus leads com conteúdo, que será produzido após análise nesse público, e direcionados para os canais mais usados por eles.
O Trade Marketing também se preocupa em conseguir parcerias com ou entre empresas do mesmo segmento de mercado, para diminuir os custos das campanhas publicitárias e atingir um público maior.
Vender produtos ou serviços atualmente se tornou mais uma questão de oferecer soluções para a vida desse cliente, porque as pessoas têm mais opções de escolha, e estão mais criteriosas na hora de escolher marcas, elas têm todas as informações que precisam em um clique.
As redes sociais se tornaram um tipo de ponto de encontro social, no qual as pessoas interagem, se comunicam, se divertem, compram, vendem, são as vitrines do mundo, por isso sua empresa precisa se posicionar nessas vitrines.