Neste artigo vou esclarecer sobre Tráfego Pago X Orgânico. Você vai entender a diferença, as vantagens e como utilizá-los para gerar resultados digitais no seu negócio.
Bora lá?
O que é Tráfego Pago
Como o próprio nome já diz, Trafego pago é uma técnica para gerar mais visitas para o site, ações nas suas redes e oportunidades de negócios através de investimento em anúncios nas principais plataformas digitais.
Através desta técnica é possível fazer com que pessoas acessem uma determinada página do seu site, visite seu perfil nas redes sociais, assistam a um vídeo, envolva com publicações, realize cadastros, compras e entre outros.
As principais plataformas para fazer tráfego pago são: Google ADS, Youtube, Facebook ADS, Instagram, Taboola e etc.
Vantagens do tráfego pago
- Obtém-se resultado quase que de forma imediata.
- Proporcionar alcance de grandes públicos.
- Há possibilidade de controle total sobre à publicidade.
- É possível monitorar o desempenho através de diversas métricas
O que é Trafego Orgânico
Tráfego Orgânico são as visitas no seu site geradas de forma espontânea em seu site sem uso de anúncios. Geralmente essas visitas acontecem através de mecanismos de buscas como Google, Youtube, Yahoo e Bing.
Um conjunto de técnicas de otimização permitem atingir as primeiras posições dos buscadores e assim conseguir um volume de visitas relevante conforme no conteúdos do site.
Vantagens do tráfego orgânico
- Investimento relativamente baixo
- Não é preciso investir para exibir o conteúdo
- Tráfego mais qualificado
Conclusão: Tráfego pago X Orgânico, qual é melhor?
Não quero dizer que para trafego orgânico não seja necessário investimento, muito pelo contrário, é preciso investir tempo, estudo, desenvolvimento de site, blog e produção do conteúdo. Mas ele não exige investimento para que o conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca.
Já no tráfego pago a veiculação acontece apenas com investimento monetário para veiculação.
As 2 formas de tráfego podem ser utilizadas em conjunto nas suas estratégias de marketing digital.
Se você tem um tráfego orgânico de qualidade pode utilizar o público que se envolveu conteúdo organicamente para exibir anúncios pagos e fazer ofertas de produtos ou serviços. O outro lado da estratégia é utilizar o tráfego pago para divulgar conteúdos novos e ajudar nos resultados orgânicos.
Quer saber como utilizar Tráfego pago e orgânico em seu negócio? Entre em contato.